quarta-feira, 23 de março de 2011

COMO PESQUISAR NAS BASES DE DADOS



Campus Ouricuri do IF SERTÃO-PE realiza na próxima quinta-feira, dia 24 de março, a Primeira Sessão Cietífica Odo ano. Intitulado "Pesquisa científica em bases de dados digitais", o evento apresentará os tipos de pesquisas científicas, direitos autorais, bases de dados nacionais e internacionais (periódicos, teses e dissertações) e normas bibliográficas.
A Sessão, composta por palestra e oficina, vai ser ministrada por Lucélia Mara de Souza Serra, bibliotecária do campus, especialista em Marketing Estratégico, e também em  Arquivística.
O início da Sessão está prevista para às 20h40min, no Laboratório
de Informática do Campus.


Lucélia Mara de Souza Serra

PROJETOS DE CURSOS

A Comissão para estudos do Projeto de Curso da Licenciatura Plena em Química realizou na manhã de hoje, 23, reunião para estudos do projeto de curso e da matriz curricular de diversas universidades e institutos federais.
Na tarde de ontem, 22, a Comissão para estudos do Projeto de Curso do Proeja Agroindústria se reuniu para estudar a matriz curricular do curso, os marcos teóricos e a legislação pertinente à modalidade de ensino, que está sendo  ofertada em uma turma no horário noturno, no campus.



TODOS POR PERNAMBUCO

Representando o diretor geral do campus Ouricuri do IF Sertão-PE, professor Adalberto Pinheiro, a Chefia do Departamento de Ensino do campus participou, na sexta-feira (18), na cidade de Araripina, do Seminário Regional Todos Por Pernambuco.
Secretários, diretores, secretários executivos, membros da administração direta e indireta e o próprio governador Eduardo Campos (PSB) conduziram o Seminário, que aconteceu no CTA. Além disso, participaram representantes de conselhos, associações, vereadores e lideranças políticas e comunitárias de toda região do  Araripe que se uniram para cobrar ações concretas para os municípios que integram a região, totalizando cerca de 900 participantes. 
A representação do campus Ouricuri defendeu a idéia de incluir no programa de governo do estado de Pernambuco, no âmbito da Educação e Cultura, projetos que contemplem ações afirmativas e de inclusão. De acordo com Maria das Neves de Almeida, chefe do Departamento de Ensino do campus, "é fundamental que estes  projetos possam atender às demandas dos portadores de necessidades educacionais específicas, idosos, população carcerária, usuários de drogas em recuperação, e das minorias étnicas e sociais".
Ela também defendeu no Seminário a otimização da comunicação entre as instâncias federais, estaduais e municipais, viabilizando parcerias que se convertam em ações de intervenção positiva nas comunidades, de forma concreta. "Também é necessário aproveitar o potencial ofertado pelo campus Ouricuri, tanto no fomento como na execução de cursos de formação inicial e continuada, atendendo aos arranjos produtivos locais", disse.
Outro ponto destacado foi a necessidade de incluir o Campus Ouricuri nas ações de fortalecimento à pesquisa e à extensão na região, uma vez que, apesar do esforço de todos do campus nesse sentido, é necessário que a relação entre o estado e o Instituto seja estreitada.
 Além desses pontos, foi especificada, pela Coordenação Pedagógica, “a necessidade do governo do estado assumir de forma efetiva os compromissos com o desenvolvimento e implantação dos Institutos Federais de educação, assim como assumir a manutenção das estradas de acesso aos campi do Instituto, apoiar os estudantes do ensino técnico profissionalizante com estrutura de transporte e residências para aqueles que não são da região”
O Seminário faz parte de um programa do governo  que prevê a realização de seminários em 12 cidades de cada uma das regiões que compõem o estado de Pernambuco (Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão de Itaparica, Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó. Agreste Meridional, Agreste Central, Agreste Setentrional, Mata Norte, Mata Sul, além da Região Metropolitana do Recife).




0 comentários:

Postar um comentário