A oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorrerá entre 17 e 23 de outubro de 2011, com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.
De acordo o Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da SNCT, a escolha da temática levou em consideração “sua relevância global, atualidade e importância para a população brasileira”.
Além de promover as mais diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência e utilização da tecnologia de forma ética e socialmente referenciada, a SNCT 2011 promove “o debate sobre as estratégias, os argumentos e as evidências científicas do impacto das ações humanas sobre o clima da Terra e as medidas preventivas mais apropriadas a serem adotadas”.
As palavras do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Aluízio Mercadante, refletem bem a importância do assunto para o Brasil:
Em nosso país não há ainda uma tradição consolidada de prevenção de riscos de desastres naturais ou provenientes da atividade humana. Os acontecimentos trágicos de enchentes e deslizamentos em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país atestam a importância de se estimular o debate nas escolas e em toda a sociedade sobre as maneiras de se prevenir os riscos e diminuir seus impactos na sociedade e a ciência e a tecnologia são elementos essenciais para a previsão, prevenção e minimização destes riscos (CNPq ;17/05/2011).
Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição, o número de pessoas e entidades envolvidas na SNCT tem aumentado a cada ano. São instituições de pesquisa e de ensino, universidades, Institutos Federais, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de Educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência, configurando a SNCT como o maior e mais bem sucedido esforço coletivo em torno da Ciência e Tecnologia da história do Brasil.
Em 2010 foram realizadas cerca de 25.000 atividades em mais de 500 municípios. Desde megalópoles como São Paulo e Rio a cidades pequenas como Ouricuri e Floresta.
No recém-inaugurado Campus Ouricuri do IF Sertão-PE, as atividades foram concentradas no período compreendido entre 18 e 22 de outubro de 2010, quando o tema principal “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, foi tratado em palestras, minicursos, oficinas, exposições, debates, mesas redondas, experimentotecas, entre outras atividades que, de forma prática e/ou teórica, cumpriram o objetivo da Semana: “estimular o debate sobre estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições socioeconômicas da população”.
Em 2011, o esforço central da SNCT é discutir e implementar “estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana”.
Ainda assim, é importante destacar que as atividades da SNCT não se limitam ao tema principal, oferecendo espaço para as diversas contribuições que se encaixem na meta maior do evento: a utilização da ciência e da tecnologia de forma ética e socialmente referenciada. Daí, a importância do trabalho coadunado com a ONU, uma vez que a entidade declarou 2011 como o Ano Internacional da Química e está estimulando todos os países a realizarem atividades e ações para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química, e buscar a "Química para um mundo melhor".
No Campus Ouricuri do IF Sertão, as atividades da SNCT 2011 acontecem de 17 a 20 de outubro, quando serão desenvolvidos minicursos, oficinas, exposições, debates, mesas redondas, experimentotecas, apresentações artístico-culturais, entre outras atividades que, de forma prática e/ou teórica, abordem o tema.
Profº Mário Cezar Augusto de Almeida Bezerra (Pyanelly)
Campus Ouricuri
IF Sertão-PE
0 comentários:
Postar um comentário